Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Tupperware

          O produto Tupperware foi inventado pelo engenheiro Earl Tupper no início da década de 1940. Com uma ideia brilhante, resolveu utilizar polímeros de custo elevado ao invés de plásticos baratos na criação de seus produtos. Desde então teve a fórmula de produzir um plástico inquebrável, leve, flexível e de fácil uso para a cozinha.
          Durante décadas, as consumidoras dos potes Tupperware eram donas de casa, cozinheiras e mães interessadas em guardar na geladeira as sobras das refeições sem correr o fisco de vê-las murchar ou perder o sabor. Foi por ter detectado esse desejo das mulheres que o inventor Earl se debruçou sobre a tarefa de fazer um pote capaz de vedar bem os alimentos
          Em 1946, Earl fundou, nos Estados Unidos, a "Tupperware Corporation".
          Numa tradução livre, "ware" pode significar "produto" ou "artigo". Citando exemplos, software seria "produto suave", o programa de computador. Hardware, seria "produto durável", a parte física do computador. Tupperware seria então o produto do Tupper (o produto do Earl Tupper).
          Corriam ainda os anos 1940 quando Tupper, depois de criar o produto, arquitetou a brilhante estratégia de vendas baseada em pequenas reuniões na casa de clientes. Mulheres, em turmas de nove ou dez, se deliciavam com conversas jogadas fora, demonstrações de potes e brincadeiras regadas a quitutes, chá e café.
          Já no início dos anos 1990, a Tupperware sentiu o peso da concorrência. A Rubbermaid, que começou nos anos 1970 com vendas em domicílio, se antecipou em identificar a viabilidade de colocar seus potes em supermercados. De uma participação de 5% a 10% no mercado de potes em 1984, passou para a faixa de 30% a 40% em meados de 1992. No mesmo período, a Tupperware baixou sua participação, de 59% para algo entre 40% e 45%.
          Bem mais que a metade do faturamento da Tupperware vem de outros mercados (que não os EUA). Um dos trunfos desse desempenho está na habilidade em desenvolver os famosos potinhos de plástico levando em conta os hábitos alimentares de cada país.
          Na Indonésia, por exemplo, foi criada uma embalagem especial para preservar o aroma do "bambu" - misto de especiarias usado no tempero de carnes. Para os franceses, grandes consumidores de queijos, a empresa desenvolveu um pote que evita a formação de bolor.
          No mundo, uma enorme gama de recipientes é criada para uso principalmente para armazenar alimentos, que chegam a mais de cem países.
          A empresa está presente no Brasil desde 1984 e seu parque industrial está localizado no bairro de Guaratiba, na cidade do Rio de Janeiro. Com uma área construída de 46.500 metros quadrados, a fábrica da Tupperware conta com modernas injetoras e outros equipamentos.
          A atual denominação da empresa é "Tupperware Brands Corporation".
          No período de junho de /2022 ao início de maio de 2023 a Tupperware, que viu suas ações desmontarem 91% nos últimos 12 meses, contratou a consultoria Alvarez & Marsal para liderar o processo de reestruturação da companhia. Segundo a Tupperware, foram identificadas fraquezas materiais adicionais nos controles internos das demonstrações financeiras desde o anúncio original feito no início de abril de 2023. A companhia diz que registrou vendas entre US$ 280 milhões e US$ 290 milhões no primeiro trimestre, mas que as incertezas substanciais sobre sua habilidade de continuar operando permanecem.
(Fonte: revista Exame - 16.09.1992 / 13.09.2006 / site da empresa / Wikipédia / Valor - 09.05.2023 - partes)

Nenhum comentário: