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6 de out. de 2011

HBSIS / Ambev Tech

          A HBSIS é uma empresa de tecnologia situada em Blumenau, Santa Catarina, cidade com forte presença da indústria cervejeira.
          Em fevereiro de 2019, a Ambev, dona de marcas como Antarctica, Bohemia, Brahma, Budweiser, Skol e Stella Artois, finca raízes na cidade ao anunciar a compra da HBSIS. A empresa local já era uma parceira de longa data da cervejaria, fornecendo sistemas usados principalmente no controle de operações logísticas.
          O papel da operação em Blumenau na estratégia da Ambev nos seus negócios no Brasil e na América Latina é desenvolver tecnologias que resolvam problemas de consumidores, clientes e comunidade, em áreas como logística, vendas, de suprimentos e financeira, que sejam sempre muito próximos e ligados ao negócio da Ambev de cerveja e de unir pessoas por um mundo melhor.
          Nessa linha de tecnologias mais complexas para problemas mais complexos, a Ambev tem dois exemplos interessantes. Há hoje um algoritmo com machine learning, que ajuda a gente a fechar um portfólio de venda de produtos. E tem também uma solução de algoritmo preditivo. Consegue-se prever com uma acuracidade muito alta um futuro acidente com base em uma quantidade gigantesca de dados e análises. Isso reduziu em 47% o número de acidentes nas cervejarias.
          A aquisição já foi totalmente concluída após a análise de órgãos reguladores e não faz com que a HBSIS deixe de existir. Na prática, ela continua como uma empresa separada e com identidade própria, mas agora atuando exclusivamente como um braço tecnológico e de inovação da Ambev. O engenheiro Guilherme Pereira, que tem 10 anos de carreira na cervejaria e passagem pela Unilever, foi deslocado de São Paulo para Blumenau para liderar a operação.
          Apertada em um prédio no Centro de Blumenau, a HBSIS prepara mudança para o Work Town Corporate, edifício corporativo em fase final de construção no bairro Vila Nova. Lá, pretendia ocupar, de início, dois andares do prédio. Mas as perspectivas de crescimento, impulsionadas após a aquisição pela Ambev, fizeram com que a empresa fechasse 10 pavimentos, com capacidade para abrigar 1,2 mil pessoas – o dobro do tamanho atual da equipe.
          A Ambev já vinha em um processo de transformação digital antes dessa aquisição. O investimento na HBSIS é para acelerar toda essa transformação.
          O plano de expansão de tecnologia abrange tanto quantidade como qualidade. O objetivo é investir cada vez mais em tecnologias mais complexas, porque os problemas hoje são mais complexos. E há também uma expansão de pessoas, de áreas que a empresa atende e de número de soluções. Isso passa por contratar mais gente e expandir o negócio da HBSIS.
          A estratégia da empresa para capacitação dos novos funcionários contratados é estar muito alinhada com órgãos que atuam em Santa Catarina, como o Blusoft e a Acate, e as empresas da região. Não é só recrutar, mas capacitar com o que já existe de bom. A empresa gosta muito do Entra21 (programa de Blusoft de formação de mão de obra). Elaborou um Entra21 além do que já existe, específico para a HBSIS, para que as pessoas sejam capacitadas em 300, 400 horas com muita qualidade e depois entrem na empresa e façam uma carreira longa, já aprendendo as tecnologias que a empresa mais precisa hoje.
          Em 2020, a HBSIS mudou sua denominação para Ambev Tech.
(Fonte: NSC Total - 23.07.2019)

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