Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

Banco Independência Decred

          Foi pela rede de lojas de roupas masculinas Ducal que se iniciou o conglomerado. A empresa nasceu em 1950, depois de ser idealizada por José Vasconcelos de Carvalho, filho do dono das lojas A Exposição (Lauro Vasconcelos de Carvalho) e seu primo José Cândido Moreira de Souza, que depois chamou para o negócio o seu irmão José Luís Moreira de Souza, que era assistente de vendedor da Exposição. Eles, inicialmente com uma loja na Praça Tiradentes, do Rio, revolucionaram o comércio de roupas. José Cândido Moreira de Souza, com o crescimento do grupo, se dedicou à área comercial.       
          Financiado pelo Governo, em 1966,  José Luís Moreira de Souza assumiu o controle da maior financeira na época e que estava em grandes dificuldades. Era a Independência S. A., Financiamento, Crédito e Investimento, presidida por Adalberto Guimarães de Queiroz. Ao mesmo tempo, comprou as cartas-patentes de mais três financeiras que juntou com a sua também pequena financeira (Decred) para fundar o banco de investimentos como permitia a legislação. Surgiu, então, o Banco Independência Decred de Investimento.
          Foi no início da época do Governo de Castelo Branco que se sucedeu um acontecimento até hoje inexplicável. Em uma reunião do Conselho Monetário Nacional, presidida pelo Ministro Otávio Gouveia de Bulhões, surgiu para deliberação final, um financiamento de Cr$ 7 milhões para José Luís Moreira de Souza. Estarrecidos, os membros do CMN constataram que nenhum deles havia sugerido o financiamento. Mas a sua aprovação já tinha a assinatura de todos. A proposta deve ter sido incluída entre outras, até hoje não se sabe por quem, e todos inadvertidamente assinaram. O conglomerado de empresas saiu da crise de 1966 muito maior.
          O Governo facilitou a compra da Independência e também, na mesma oportunidade, de uma outra firma que estava quase falida: a Bemoreira. 
          Mas, desde então, sempre esteve com problemas. A Bemoreira nunca deixou de atrapalhar o grupo na área comercial. São lojas que vendem bens de consumo durável, num grupo que começou comercializando roupas. Os fornecedores da Bemoreira são empresas com maior poder de barganha e os competidores, mais fortes. A área comercial do que é hoje a UEB também não vai bem e tem encontrado dificuldades em obter crédito.
          Foi adquirindo firmas quase falidas que José Luís Moreira de Souza consolidou um dos maiores conglomerados de empresas nacionais. "Sempre que recebo uma boa proposta, faço negócio. Este talvez é o segredo do meu sucesso empresarial. Já vendi e já comprei umas 20 empresas", disse no início de 1977. A área financeira da união Financiamento, Crédito e Investimento, era presidida por Adalberto Guimarães de Queiroz.
          José Cândido deixou suas atividades em 1970, para voltar em 1977 com ideias de renovação em marchandising (lançou as roupas sob medida).
          Em 1977, o Banco Independência Decred de Investimento era o quinto maior (banco de investimento) do Brasil. Em maio, o grupo sofreu intervenção do Banco Central, que só atingiu as empresas financeiras. As comerciais podiam ser negociadas. Um agente autônomo da cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que vendia CDBs da instituição, simplesmente se suicidou. Foi a maneira que encontrou para lavar sua honra.
(Fonte: Jornal do Brasil - 12.05.1977 / Inversa-Ivan Sant'Anna - 20.11.2020 - partes)

Nenhum comentário: