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5 de out. de 2011

OLX / ZAP

OLX
          A empresa de classificados online OLX Brasil é uma joint venture entre a norueguesa Adevinta e a holandesa Prosus. Foi criada em 2010 e nos últimos anos tem se concentrado no mercado imobiliário.
          Em 2018 o faturamento da OLX Brasil subiu 70%, a 312 milhões de reais, enquanto a margem Ebitda foi de 10%. Em 2019, a OLX Brasil teve receita líquida de cerca de 350 milhões de reais.


Zap (Grupo Zap)
          O grupo de serviços imobiliários Zap, criado a partir de uma fusão da ZAPImóveis com a Viva Real em 2017, teve em 2018 lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) negativo em 18 milhões de reais e receita líquida de 217 milhões. A média de visitação em 2019 por mês foi de 28 milhões.


OLX / Zap
          Em 3 de março de 2020 a OLX anunciou acordo para comprar o ZAP por 2,9 bilhões de reais em dinheiro, em uma transação financiada por seus dois acionistas europeus. Em comunicado à imprensa, a OLX Brasil afirmou que seus negócios são "altamente complementares" e que a transação oferece "grandes oportunidades para sinergias e criação de valor".
          "Com o Grupo ZAP, a OLX Brasil poderá oferecer a seus usuários mais de 12 milhões de anúncios de mais de 40 mil imobiliárias e de milhares de vendedores privados", afirmou a companhia no comunicado. A transação acontece num momento de retomada do mercado imobiliário doméstico, que tem incentivado construtoras e incorporadoras a registrarem pedidos para ofertas iniciais de ações (IPOs), diante de juros do Brasil na mínima histórica.
          "As plataformas de classificados de imóveis têm crescido em popularidade e tráfego de visitantes. A indústria imobiliária (no Brasil) ainda precisa alcançar os níveis de maturidade vistos em outros mercados, por isso há muita oportunidade para crescimento", afirmou a OLX no comunicado. A expectativa é que a transação seja concluída no segundo semestre de 2020, após aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
          O Grupo OLX é reconhecido como a plataforma de revenda de produtos usados. Com investimentos de milhões em marketing nos últimos 14 anos, a empresa se tornou sinônimo de desapegar de coisas que os consumidores não usam mais. Em 2020, porém, a empresa deu um passo importante na expansão dos negócios, ao adquirir o líder do mercado de anúncios de imóveis, o Grupo Zap, em uma operação de R$ 2,9 bilhões.
          A empresa, controlada pela norueguesa Shibsted e pelo grupo sul-africano Naspers, passou a ser dona tanto do portal Zap quanto da plataforma Viva Real e hoje tem mais de 7 milhões de anúncios de casas e apartamentos no País. Criada em 2006 na Argentina, a OLX está no Brasil desde 2010. No ano passado, pela primeira vez, a empresa alcançou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento no País.
          Marcos Leite, que já foi o diretor-geral de imóveis do Grupo OLX e hoje lidera marketing e receitas, afirma que a empresa cresceu tanto organicamente quanto por meio de aquisições. Antes do Zap, a companhia já havia feito a fusão com a plataforma de compra e venda online Bom Negócio, até então uma das principais concorrentes.
          No mercado de imóveis, a aquisição mais relevante, além do Grupo Zap, foi a da empresa Sohtec, em 2022. A startup desenvolveu ferramentas digitais para dar mais eficiência às imobiliárias em atividades como gestão de clientes em potencial e garantia locatícia, que substitui a figura do fiador em contratos de aluguéis. A plataforma hoje se chama Zap Way.
          Enquanto a OLX oferece a possibilidade de anunciar produtos gratuitamente, os posts no site e no aplicativo da Zap feitos por imobiliárias são pagos. Com essa estratégia, a empresa conquistou um grande número de usuários interessados em comprar e revender produtos, bem como as empresas, que querem estar onde seus consumidores estão.
          “Hoje a gente se consolida como uma empresa que tem mais de 3 milhões de vendedores pessoas físicas para vender coisas usadas”, diz Leite. Ele afirma que a empresa tem mais de 60 milhões de usuários por meio das plataformas e mais de 350 milhões de sessões todos os meses.
          Além disso, diz ele, a companhia está hoje com 28% de margem de lucro (Ebitda) – resultado do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização em relação à receita líquida de uma empresa.           O executivo diz que, como grande parte dos imóveis no País é comprada com financiamentos bancários, outra frente de rentabilidade importante para o negócio da Zap é a conexão entre a plataforma de anúncios e os bancos. Por essas indicações, a empresa recebe um porcentual da contratação do financiamento.
          No negócio imobiliário, Zap enfrenta a concorrência de nomes conhecidos no mercado, como QuintoAndar e Loft. Por isso, a OLX continua a investir no crescimento dessa unidade de negócio e planeja oferecer novas tecnologias para facilitar a rotina das imobiliárias e dos corretores, assim como aumentar a taxa de conversão de vendas de casas e apartamentos. 
(Fonte: UOL / Reuters - 03.03.2020 / Estadão - 26.07.2024 - partes)

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