Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

OLX / ZAP

OLX
          A empresa de classificados online OLX Brasil é uma joint venture entre a norueguesa Adevinta e a holandesa Prosus. Foi criada em 2010 e nos últimos anos tem se concentrado no mercado imobiliário.
          Em 2018 o faturamento da OLX Brasil subiu 70%, a 312 milhões de reais, enquanto a margem Ebitda foi de 10%. Em 2019, a OLX Brasil teve receita líquida de cerca de 350 milhões de reais.


Zap (Grupo Zap)
          O grupo de serviços imobiliários Zap, criado a partir de uma fusão da ZAPImóveis com a Viva Real em 2017, teve em 2018 lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) negativo em 18 milhões de reais e receita líquida de 217 milhões. A média de visitação em 2019 por mês foi de 28 milhões.


OLX / Zap
          Em 3 de março de 2020 a OLX anunciou acordo para comprar o ZAP por 2,9 bilhões de reais em dinheiro, em uma transação financiada por seus dois acionistas europeus. Em comunicado à imprensa, a OLX Brasil afirmou que seus negócios são "altamente complementares" e que a transação oferece "grandes oportunidades para sinergias e criação de valor".
          "Com o Grupo ZAP, a OLX Brasil poderá oferecer a seus usuários mais de 12 milhões de anúncios de mais de 40 mil imobiliárias e de milhares de vendedores privados", afirmou a companhia no comunicado. A transação acontece num momento de retomada do mercado imobiliário doméstico, que tem incentivado construtoras e incorporadoras a registrarem pedidos para ofertas iniciais de ações (IPOs), diante de juros do Brasil na mínima histórica.
          "As plataformas de classificados de imóveis têm crescido em popularidade e tráfego de visitantes. A indústria imobiliária (no Brasil) ainda precisa alcançar os níveis de maturidade vistos em outros mercados, por isso há muita oportunidade para crescimento", afirmou a OLX no comunicado.           A expectativa é que a transação seja concluída no segundo semestre de 2020, após aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
(Fonte: UOL / Reuters - 03.03.2020)

Nenhum comentário: