Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Novartis (Ciba-Geigy + Sandoz)

          Nos primórdios da produção de corantes têxteis sintéticos, as empresas que se tornaram a Novartis se especializaram na produção de produtos químicos e, por fim, farmacêuticos.       
          Para chegarmos à Novartis, é interessante ver as três empresas que a formaram, em ordem cronológica, citadas a seguir:

Geigy
          É uma empresa de produtos químicos e corantes fundada em Basileia, na Suíça, em meados do século XVIII.
          Em 1758, Johan Rudolf Geigy-Gemuseus (1733-1793) fundou a empresa comercial J.R.Geigy em Basileia, na Suíça para a comercialização de “Materiais, Produtos Químicos, Corantes e Medicamentos Diversos.”
          Em 1859, Alexander Clavel (1805-1873) retoma a produção de fucsina, um corante sintético, em sua fábrica de tingimento de seda na Basileia, Suíça.

Ciba
          Fundada na Basileia, na Suíça, a Ciba começou produzindo corantes em 1859.
          Em 1900, Ciba produziu a primeira substância farmacêutica: Vioform, um antisséptico, e Salen, um agente antirreumático.

Ciba-Geigy
          O presidente da Geigy, Louis von Planta, e o presidente da Ciba, Robert Käppeli, concluíram a fusão da Ciba-Geigy em 1970.

 Sandoz
          A indústria química Kern & Sandoz é inaugurada na Basileia, Suíça, em 1886 pelo Dr. Alfred Kern (1850-1893) e Edouard Sandoz (1853-1928). Os primeiros corantes produzidos foram azul de alizarina e auramina.
          Em 1917, o professor Arthur Stoll criou o departamento farmacêutico na Sandoz, e as pesquisas começaram.
          Em medo de 1994, a Sandoz adquiriu a Gerber, do setor alimentício, por 3,7 bilhões de dólares.

Novartis
          A Novartis é resultado da mega-fusão entre a alemã Ciba-Geigy e a suíça Sandoz. Nasceu com ambicioso sonho de se tornar uma organização dentro do amplo conceito de "ciências da vida". A empresa, nascida em 1996, seria capaz de unir biotecnologia, agricultura e indústria farmacêutica. Mas, apenas três anos depois, a Novartis decidiu manter apenas a lucrativa área farmacêutica e desmembrar a empresa. Não estava disposta a aguentar ativistas e consumidores europeus e suas campanhas fervorosas - e prejudiciais à imagem da corporação - contra os transgênicos e os defensivos agrícolas.
     Foi quando a divisão agrícola da suíça Novartis uniu-se à inglesa Zeneca Agroindustrial para formar a Syngenta. Os acionistas da Novartis receberam 61% das ações da Syngenta e os da Zeneca, 39%.
     Suíços e ingleses não conseguiram, nos primeiros anos, seu objetivo de ficar assim tão unidos. A Syngenta manteve por muito tempo uma segmentação bem visível: a divisão de sementes, batizada de Syngenta Seeds - veio da Novartis Seeds -, e a área de defensivos agrícolas, originária da Zeneca.
          A Novartis unifica e reforça a sua rede mundial de pesquisa em 2002, criando o Instituto Novartis de Pesquisa Biomédica nos Estados Unidos, em Cambridge, Massachusetts.
          A Novartis conclui uma série de transições que concentram as operações da companhia em três grandes divisões: Farmacêutica, Alcon (produtos oftalmológicos) e Sandoz (medicamentos genéricos).
          Em 24 de novembro de 2019, a Novartis anunciou que chegou a um acordo para compra da americana de Nova Jersey Medicines Co., que tem em desenvolvimento um medicamento que promete ser inovador no combate ao colesterol. O preço avaliado da transação foi de US$ 9,7 bilhões.
          Em meados de dezembro de 2020, a Novartis fechou um acordo para a compra da biofarmacêutica Cadent Therapeutics, empresa que desenvolve tratamentos para distúrbios cognitivos, de humor e movimento. O valor a ser pago poderá chegar a US$ 770 milhões.
(Fonte: revista Exame - 22.06.1994 / revista Forbes - 21.06.2002 / jornal Valor - 25.11.2019 / 17.12.2020 - partes)


Deutsch Version:
          Novartis ging 1996 aus der damals weltgrößten Firmenfusion von Ciba Geigy und Sandoz hervor. Die Wurzeln dieser beiden Firmen liegen in mehren Betrieben, die im 19. Jahrhundert Farbstoffe aus Teerprodukten herstellten. Grundlagen für den weltweiten Erfolg der Schweizer Pharmaindustrie waren der Standort am Rhein sowie ein gut ausgebautes Handelsnetz. Novartis mit Hauptsitz in Basel ist neben dem Konkurrenten Pfizer der weltweit größte Pharmakonzern. Seitdem die chemische Produktion 1997  in die eigenständige Gesellschaft Ciba Spezialitätenchemie AG ausgelagert worden war, konzentriert sich Novartis ausschließlich auf das Gebiet der Pharmaindustrie.
          Hauptgeschäftsfelder von Novartis sind Entwicklung, Herstellung und Vertrieb von  Medikamenten in allen wesentlichen Gesundheitsbereichen. Ergänzend dazu werden Präparate für die Tiermedizin erzeugt.
(Fonte: Europas Erstes Finanzportal Boerse.de)

Nenhum comentário: