Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Nutrimental

     A Nutrimental, que fabrica as barrinhas de cereal Nutry, e dona também da marca Nutrilon, foi fundada em 1968 por Rodrigo Costa da Rocha Loures. Foi uma parceria que nasceu dentro dos departamentos de Engenharia Química e Administração da Universidade Federal do Paraná. Rocha Loures, um dos professores de administração da universidade, passou a pesquisar a criação de um purê de batata instantâneo, na época. Para viabilizar uma possível produção, instalou algumas máquinas num barracão de 200 metros quadrados em uma antiga fazenda nas proximidades do aeroporto Afonso Pena, no município de São José dos Pinhais (PR), onde hoje está localizada a sede da empresa.
     O nome, Nutrimental, foi bem escolhido, levando à ideia de nutrição.
     Em 1969, inicia as atividades industriais, não com a produção do purê instantâneo e sim de feijão pré-cozido desidratado. Começa a fornecer produtos de alimentação para merenda escolar. Em 1974, o atendimento se estende à Forças Armadas e a alguns restaurantes industriais e hospitais, fato que mais tarde daria origem à divisão Food Service da empresa.
     Em 1977 adquire a unidade industrial em Guaramirim (SC), com posterior organização da divisão Food Ingredients. Um ano depois, desenvolve e fabrica a Proteína Texturizada de Soja, produto pioneiro no país. Em 1984, desenvolve alimentação balanceada para a primeira travessia do Atlântico Sul, realizada pelo navegador Amyr Klink (três anos depois, em 1987, a Nutrimental desenvolve alimentação balanceada para o projeto de Invernagem Polar de Amyr Klink).
     Em 1985, a Nutrimental lança a linha de produtos para venda ao consumidor final. Em 1986 inaugura a sede de Igarassu (PE). Em 1994, reposiciona o Chonk, criado dois anos antes, passando o nome para Nutry. Em 2003, inicia processo de integração de recursos entre a Nutrimental e Provini, empresa do grupo especializada em alimentos para cães e gatos. Em 2005, compra a unidade de Arceburgo (MG).
          A empresa tem seu nome chamuscado em 2017, quando o filho do fundador, Rodrigo da Rocha Loures foi filmado carregando uma mala de dinheiro proveniente de propina.
(Fonte: site da empresa / Wikipedia -parte).


Nenhum comentário: