Total de visualizações de página

26 de out. de 2011

Cerveja Bossa Nova (antiga Frevo)

Cerveja Frevo
          Durante três décadas, a empresa pernambucana Frevo, criada pelo caminhoneiro Aurino Wanderley, foi a maior distribuidora da Brahma no estado de Pernambuco. Apos o fim do modelo de distribuição terceirizada da AmBev, Wanderley ficou com a maior parte dos caminhões desocupada.
          Com o intuito de ocupar a frota, a empresa, que já tinha uma marca própria de refrigerantes, associou-se ao banco Icatu, do Rio de Janeiro, para estendê-la a uma linha de cervejas - e contratou funcionários demitidos pela Ambev para tocar a produção.
          Em julho de 2003, a cerveja Frevo foi lançada. Em apenas três meses, o produto conquistou 20% do mercado no estado.
          A empresa lutava, sem muito sucesso, para crescer fora de Pernambuco. Um dos problemas era a marca (Frevo) - com explícito apelo regional. A fábrica fora colocada de pé, mas operava apenas com metade de sua capacidade.      

Cerveja Bossa Nova
           Em dezembro de 2004, o pernambucano Dante Peló, nascido em 1976, criou a cerveja que batizou de Bossa Nova.
          O projeto da Bossa Nova foi desenvolvido por Peló quando ocupava a diretoria de marketing da Frevo. Ao perceber a oportunidade, Peló apresentou o plano de criação da Bossa Nova a Sidney Wanderley, dono da Frevo, que se tornou seu sócio. Dois empresários baianos também entraram como acionistas.
          Peló poderia ser classificado como apenas mais um fabricante de cerveja entre os tantos que despontaram em todo o país nos últimos tempos. O modelo que escolheu para o negócio, porém, era diferente de quase tudo o que a concorrência fazia. 
          A cervejaria não tinha nenhuma fábrica própria. Os 300 funcionários da empresa se dedicavam apenas à compra de matérias-primas, à construção da marca e à distribuição. Nos primeiros 18 meses atingiu 0,25% do mercado brasileiro. Era pouco mas a empresa pretendia expandir sua área de atuação, na época restrita a Pernambuco (fabricada pela Frevo) e interior do Paraná (fabricada pela Colônia).
          Um dos maiores cuidados do empresário foi em relação à definição do nome do produto. O objetivo era que tivesse apelo nacional e, segundo o fundador, "a bossa nova faz parte da identidade brasileira".
(Fonte: revista Exame - 15.09.2004 / 05.07.2006) 

Nenhum comentário: