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6 de out. de 2011

Grazziotin

          A rede de lojas de departamentos Grazziotin foi fundada na cidade de Passo Fundo, norte do Rio Grande do Sul, em 1950. Os fundadores são quatro irmãos e um dos quais chama-se Tranqüilo Grazziotin, pai de Gilson que comandou a empresa por muitos anos. Lojas localizadas em capitais são raridade. A maioria absoluta está espalhada por cidades do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
          A operação está dividida em cinco áreas. A Principal são as lojas de departamentos Grazziotin, carro-chefe da empresa. Depois vem a Tottal, de material de construção, e a Por Menos, varejão de moda e bazar. Por último, estão a grife masculina Franco Giorgi e as lojas de equipamentos eletrônicos Tech Box.
          A Grazziotin é empresa de capital aberto listada na bolsa de valores de São Paulo, a BM&FBovespa.
(Fonte: revista Forbes - 18.07.2001)

Versão II
          A história da Grazziotin se inicia quando quatro irmãos, Tranquilo, Plínio, João e Idalino,  todos filhos do imigrante e empreendedor agrícola Valentin Grazziotin, resolveram iniciar um negócio, no final do ano de 1949. Os jovens empreendedores escolheram uma cidade próspera na época, na qual existia infraestrutura adequada para o escoamento dos produtos que iriam comercializar. Essa cidade se chama Passo Fundo, localizada no planalto rio-grandense. O negócio dos irmãos Grazziotin começou a operar inicialmente como uma rede de atacado e varejo de secos e molhados. Logo, poucos anos depois, em 1952, a sociedade começa a expandir sua atuação de negócios, entrando no ramo de importação e exportação. Exportavam de cereais a lã e importavam armarinhos, arames farpados, soda cáustica, entre outros artigos. A companhia, naquela época, já era também uma das maiores fornecedoras do país, e já vendiam produtos commodities, como feijão, com um forte marketing diferenciado: “Feijão do saco para a panela”, pois o mesmo era catado à mão e limpo, antes de ser vendido. Em franca expansão, no final da década de 1960, a Grazziotin começou a entrar no mercado de eletrodomésticos, vendendo no crediário em até 36 pagamentos. A companhia, já naquela época, era uma das únicas a ter um sistema automatizado de vendas. Nos anos 1980, a Grazziotin já atuava nos ramos de bazar, ferragens, material de construção, sempre focando a experiência de compra de seus clientes ao diminuir os entraves e tempo gasto para reavaliar as suas vendas. No ano de 1979, quando a família completa seu centenário no Brasil, eles decidiram abrir o capital na bolsa de valores, sob a razão social de Comercial Grazziotin S.A. A década de 1980 ficou marcada por evidenciar  uma das principais características do grupo Grazziotin: a capacidade de adaptação.
          Nessa época, o negócio de vendas de eletrodoméstico estava sofrendo bastante com o aumento da concorrência, de forma acirrada e predatória. Então a companhia decidiu mudar. Sem o mínimo conhecimento de moda, a Grazziotin decidiu entrar nesse ramo de atuação.
          Foi preciso um tremendo esforço para adaptar toda a companhia a esse novo padrão de varejo. Diversas viagens à Europa foram realizadas a fim de trazer o que havia de mais moderno em moda na época. No fim, o esforço valeu a pena e o sucesso apareceu.
          No decorrer da década de 1980 a companhia desenvolveu seus canais de venda, criando suas redes Tottal e Pormenos, para a venda de materiais de construção, moda cama, mesa e banho.
          Em 1989, foi criada a Grato S.A., em sociedade com a Todeschini, quando foi adquirida uma grande área de terras na Bahia, onde hoje são plantados soja e milho e, em processo de implantação, a agropecuária.
          Hoje, a Grazziotin S.A. é uma empresa com quatro redes, que opera nos três estados do sul. Atua também nos setores de pecuária e reflorestamento.
          A companhia tem enraizada no seu modo de trabalhar, uma cultura muito forte com relação ao trabalho, ao varejo e o conservadorismo financeiro. O seu time de gestores e funcionários é um dos mais bem treinados do Brasil, no quesito horas de treinamento por funcionário. 
          A capacidade de adaptação também está no "DNA" da companhia, juntamente com um atendimento em constante melhoria e facilitação de crédito, que é um dos propulsores de vendas.
          A companhia é controlada pelo fundo VR Grazziotin, controlado pela família Grazziotin, do qual detém 62,5% das ações ordinárias e 33,2% do capital total do grupo.
          A sede da Grazziotin está localizada na cidade de Passo Fundo (RS), onde ficam seus escritórios, áreas de treinamento e depósitos centrais de produtos. As principais empresas do grupo são: Rede Grazziotin (vestuário e decoração para casa); Rede Tottal Casa e Conforto (produtos e utilidades do lar, nos setores de bazar e cama, mesa e banho); Rede Pormenos (autosserviço com linha e confecções, calçados, roupas íntimas, cama, mesa e banho); Grife Franco Giorgi (marca própria de grupo de moda masculina).

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