A icônica marca Calvin Klein foi fundada em 1968, em Nova York, onde mantém sua sede, pelo estilista americano Calvin Richard Klein e Barry K. Schwartz. Calvin Klein Inc., nome legal de Calvin Klein, é também conhecida abreviadamente por CK. Klein, de origem judaica húngara, nasceu em Nova York, em 19 de novembro de 1942.
Na sua adolescência, Klein aprendeu sozinho a costurar e a fazer esboços de roupa, tendo sido muito influenciado pela mãe e pela avó, grandes clientes de lojas de vestuário. Assim, começou por vestir as bonecas da irmã, para depois se aventurar a fazer vestidos para a mãe, usando uma máquina de costura que a avó o ensinou a utilizar.
Klein fez parte do primeiro time de estilistas que desenharam a moda dos Estados Unidos no século XX. Formou-se na Fashion Institute of Technology, em 1962. Durante os cinco anos seguintes, trabalhou para diversos confeccionistas especializados em costumes masculinos e casacos, até que em 1968 resolveu abrir seu próprio negócio.
Vendia suas roupas em pequenas quantidades para grandes lojas de departamentos, e foi em uma delas, a Bonwit Teller, que recebeu sua primeira grande encomenda: um alto executivo da casa o viu empurrando pelo corredor uma arara de roupas, gostou do que viu e fechou um negócio de US$ 50 mil. A partir daí, ele foi se aperfeiçoando na arte de confeccionar roupas masculinas, especialmente paletós, casacos e blazers. Logo, fazia também roupas para as mulheres.
Suas linhas clássicas e suaves começaram então a aparecer em coleções sportswear. Cada novo lançamento seu transformava-se em sucesso. Com a sobriedade como sua marca registrada, ele foi caminhando para uma criação cada vez mais sofisticada, sempre respeitando os conceitos de harmonia de proporções. Com os jeans, Calvin Klein tornou-se um verdadeiro mito - ter um ‘Calvin’ passou a ser um sonho mundial de consumo.
Hoje a marca bilionária, uma das grifes mais famosas do mundo, vende roupas, perfumes e acessórios para o mundo inteiro, produtos que são sonho de consumo para muitas pessoas. É especializada em couro, acessórios de estilo de vida, artigos de decoração, perfumaria, joalharia, relógios e pronto-a-vestir. Suas campanhas publicitárias sempre recebem atenção especial de agências que têm como missão deixar explícita sua imponência no mercado mundial. Com preços elevados, as roupas têm um público seleto e exigente, por isso que o designer tem sempre a inovar a cada nova coleção.
Em março de 2019, a Calvin Klein anunciou o encerramento das suas coleções de luxo e o foco nas linhas de jeans e roupas íntimas. A reestruturação da grife norte-americana ainda inclui o fechamento da tradicional loja na Madison Avenue, em Nova York, e de um escritório em Milão, além da demissão de aproximadamente cem funcionários.
De acordo com o jornal inglês The Guardian, as mudanças sucedem a saída repentina do diretor de criação Raf Simon – com passagens também pelas grifes Christian Dior e Jil Sander -, em 2018. Desde 2016 na companhia, Simon foi o principal mentor da unificação de diversas categorias da grife sob o nome Calvin Klein 205W39NYC.
Com loja matriz situada em Nova York, possui uma subsidiária, a Calvin Klein Underwear e pertence a PVH. Desde julho de 2014, a empresa é comandada pelo executivo Steven B. Shiffman.
A grife tem lojas em mais de 100 países, incluindo diversas unidades no Brasil, geralmente instaladas em luxuosos shoppings centers.
(Fonte: Wikipédia / IstoÉDinheiro - 07.03.2019 - partes)
Klein fez parte do primeiro time de estilistas que desenharam a moda dos Estados Unidos no século XX. Formou-se na Fashion Institute of Technology, em 1962. Durante os cinco anos seguintes, trabalhou para diversos confeccionistas especializados em costumes masculinos e casacos, até que em 1968 resolveu abrir seu próprio negócio.
Vendia suas roupas em pequenas quantidades para grandes lojas de departamentos, e foi em uma delas, a Bonwit Teller, que recebeu sua primeira grande encomenda: um alto executivo da casa o viu empurrando pelo corredor uma arara de roupas, gostou do que viu e fechou um negócio de US$ 50 mil. A partir daí, ele foi se aperfeiçoando na arte de confeccionar roupas masculinas, especialmente paletós, casacos e blazers. Logo, fazia também roupas para as mulheres.
Suas linhas clássicas e suaves começaram então a aparecer em coleções sportswear. Cada novo lançamento seu transformava-se em sucesso. Com a sobriedade como sua marca registrada, ele foi caminhando para uma criação cada vez mais sofisticada, sempre respeitando os conceitos de harmonia de proporções. Com os jeans, Calvin Klein tornou-se um verdadeiro mito - ter um ‘Calvin’ passou a ser um sonho mundial de consumo.
Hoje a marca bilionária, uma das grifes mais famosas do mundo, vende roupas, perfumes e acessórios para o mundo inteiro, produtos que são sonho de consumo para muitas pessoas. É especializada em couro, acessórios de estilo de vida, artigos de decoração, perfumaria, joalharia, relógios e pronto-a-vestir. Suas campanhas publicitárias sempre recebem atenção especial de agências que têm como missão deixar explícita sua imponência no mercado mundial. Com preços elevados, as roupas têm um público seleto e exigente, por isso que o designer tem sempre a inovar a cada nova coleção.
Em março de 2019, a Calvin Klein anunciou o encerramento das suas coleções de luxo e o foco nas linhas de jeans e roupas íntimas. A reestruturação da grife norte-americana ainda inclui o fechamento da tradicional loja na Madison Avenue, em Nova York, e de um escritório em Milão, além da demissão de aproximadamente cem funcionários.
De acordo com o jornal inglês The Guardian, as mudanças sucedem a saída repentina do diretor de criação Raf Simon – com passagens também pelas grifes Christian Dior e Jil Sander -, em 2018. Desde 2016 na companhia, Simon foi o principal mentor da unificação de diversas categorias da grife sob o nome Calvin Klein 205W39NYC.
Com loja matriz situada em Nova York, possui uma subsidiária, a Calvin Klein Underwear e pertence a PVH. Desde julho de 2014, a empresa é comandada pelo executivo Steven B. Shiffman.
A grife tem lojas em mais de 100 países, incluindo diversas unidades no Brasil, geralmente instaladas em luxuosos shoppings centers.
(Fonte: Wikipédia / IstoÉDinheiro - 07.03.2019 - partes)
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