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6 de out. de 2011

Cerveja Dado Bier

          Por causa do seu sobrenome, Bier, Eduardo e seus primos brincavam que os seus antepassados teriam sido cervejeiros, porque os ofícios davam nome às famílias de origem alemã. Por conta disso, diziam que era seu dever retomar esse negócio, mas não passava de uma brincadeira de família. Com o passar dos anos, Eduardo Bier foi trilhando uma carreira empreendedora e teve uma série de negócios. Em um determinado momento, seu tio Jorge Gerdau lhe perguntou: “Dado, quando tu vais fazer a tua cervejaria?”. Eduardo respondeu que abriria quando tivesse recursos para investir, mas sem muita crença. E Gerdau retrucou: “e se eu te ajudar nesse projeto de empreendimento?”. Isso foi no Natal de 1992 e, em janeiro de 1993, ele o questionou de novo. Dado não tinha a mínima ideia do que estavam falando, porque não havia internet, o mercado estava concentrado nas mãos de duas empresas. Então ele não sabia como entrar nisso.
          Eduardo topou estudar o assunto e foi para a Europa, onde fez a trilha cervejeira, passando por Alemanha, República Checa, Irlanda, Reino Unido, Bélgica e Holanda. Nesses lugares, percebeu que havia dezenas de pequenas cervejarias, viu um mundo de produção de pequena escala e qualidade, e voltou fascinado para o Brasil. Falou para o seu tio que realmente existia uma forma diferente de se produzir a bebida.
          Chamou a atenção que a Alemanha tem uma relação de respeito e consumo muito grande. Na Bavária, que foi onde passou mais tempo, eles consomem cerca de 300 litros de cerveja por ano. Isso é quase três vezes o que um país desenvolvido consome em média. Além disso, há um trabalho cervejeiro secular, muito bem elaborado e diferente do que a grande indústria brasileira fazia, principalmente pela lei de pureza que rege a produção por lá. Foi muito interessante esse aspecto cultural, diz Eduardo.
          Ainda em 1993, antes de abrir a Dado, foi paro os Estados Unidos e percebeu que os norte-americanos faziam um trabalho semelhante àquele que tinham feito com o vinho na região do Napa Valley; era um momento de renascimento da cerveja artesanal. Lá, conheceu pessoas importantíssimas da área. Após ter contato com os berços da cerveja e com esse movimento coordenado, começou a formular o projeto da Dado Bier e, em março de 1995, lançou a marca em Porto Alegre. A empresa recebeu a denominação de Eduardo Bier Indl. e Coml. Prod. Alim. Ltda.
          A questão de burocracia, do preço para conseguir insumos e alta tributação, principalmente no começo, fez a empresa mudar de planos ao longo da sua história, segundo Eduardo. "Além disso, a relação de preço e renda, que sempre me preocupou no mercado brasileiro e é algo muito diferente dos locais nos quais visitei. Nós temos cervejas artesanais que são muito caras e muitas vezes as pessoas não têm poder aquisitivo para pagar os valores. Então eu sempre soube que o mercado não seria muito grande", diz.
          A Dado Bier surgiu em um momento em que o Brasil vivia um cenário cervejeiro completamente diferente de hoje. Naquela época, falar sobre cerveja artesanal era algo raro, pois não havia cervejas desse tipo. O mercado era totalmente monopolizado pelas cervejas das grandes corporações. Oferecer uma cerveja Weiss, turva, com presença de leveduras (fermento), mais amargor e gosto bem diferente, ao consumidor, que estava totalmente habituado a tomar cervejas douradas, cristalinas e bem leves era, no mínimo, considerado uma ousadia. E foi exatamente assim que a cervejaria Dado Bier se posicionou. Nasceu com a ousadia que conquistou paladares.
          No início, a microcervejaria foi construída junto ao restaurante da marca, um local único que conjugava fábrica, bar e restaurante, servindo cervejas artesanais diretamente da fonte. A cerveja era consumida diretamente pelos clientes. Em 1996 a marca inaugurou sua fábrica na cidade de São Paulo e, em 1998, no Rio de Janeiro.
          A Fábrica de cervejas DaDo Bier só foi inaugurada em 2004, com uma capacidade ampliada e engarrafando suas cervejas especiais. Em 2009 a cervejaria é transferida para a cidade de Santa Maria e sua capacidade de produção chega a 1 milhão de litros/mês.
          Em sua trajetória, a DaDo Bier se manteve em constante evolução, apresentando novidades a cada ano, implementando unidades de restaurantes e expandindo seu portfólio de cervejas artesanais.
          Hoje, a fábrica possui capacidade para produzir 1 milhão de litros de cerveja por mês. Ao longo desses 24 anos, a Dado Bier construiu umas das marcas mais conhecidas, reconhecidas e queridas no Brasil.
          A cerveja Dadobier é produzida em duas unidades: Santamate Ind. e Com. Ltda. (Santa Maria-RS) e Inab Indústria Nacional de Bebidas Ltda. (Toledo-PR).
(Fonte: Clube do Malte Ana Paula Komar - 13.03.2018 / Destemperados (Eric Raupp) - 27.09.2018 - parte).

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