Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Hortifruti / Natural da Terra (Hortigil)

Hortigil Hortifruti
          Hortigil Hortifruti, que congrega as redes varejistas Hortifruti e Natural da Terra, pertence à empresa suíça de private equity Partners Group, que comprou 40% de participação em 2015, à época por aproximadamente R$ 300 milhões e tem como presidente o executivo Luiz Elísio Melo.
          Em 8 de novembro de 2018, Hortifruti e Natural da Terra anunciam que o Partners Group comprou 100% de suas ações. O valor da compra dos outros 60% não foi divulgado. O acordo  foi costurado no fim de 2017.
          A marca Hortifruti é mais forte no Rio de Janeiro, enquanto a Natural da Terra tem presença consolidada em São Paulo. Depois da realização de estudos, foi decidido que cada marca vai mandar sua bandeira. Os nomes não vão sofrer alteração e a identidade visual continuará a mesma. A decisão levou em conta a alta consolidação das marcas nos Estados onde já atuam.
          As duas bandeiras, Hortifruti e Natura da Terra, identificadas como “sacolões de luxo”, têm, considerando dados de julho de 2020, um total de 61 lojas, distribuídas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. A maioria das lojas com a bandeira Hortifruti estão no Rio de Janeiro e Espírito Santo e a maior parte das lojas Natural da Terra, estão em São Paulo. As duas bandeiras somam cerca de 6 mil colaboradores.
          Em 11 de agosto de 2021, o Hortifruti Natural da Terra, então com 73 lojas, é adquirido pela Lojas Americanas por R$ 2,1 bilhões. As vendas on-line da companhia representam 16% do total, sendo “referência digital no setor”. A compra foi feita pela IF Capital, subsidiária da Americanas. Em 3 de novembro de 2021, a IF Capital concluiu a aquisição de100% das ações da Natural da Terra, então com 77 lojas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
(Fonte: jornal Valor - 06.11.2018 / 14.07.2020 / 12.08.2021 / Eleven Financial - 03.11.2021 - partes)


Hortifruti       
          A varejista de alimentos Hortifruti, cujo nome vem simplesmente de hortifrúti, foi fundada em 1988 por ex-feirantes no Espírito Santo, e tem filiais no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
          Desde 2010, a empresa tem como sócio o fundo FIB Brasil.
          Em fins de agosto de 2015, quando tinha então 32 lojas (quatro em São Paulo), a Hortifruti compra a concorrente paulista Natural da Terra, que possuía oito lojas na cidade de São Paulo.
          Pelo menos a loja da "compradora" Hortifruti da Rua Manoel da Nóbrega em São Paulo,  recebeu o nome da "comprada", passando para Natural da Terra, cuja substituição de letreiros aconteceu em fevereiro de 2018.
          Pelo acordo, dois acionistas da empresa da Natural da Terra, Florisvaldo Ruiz e José Luiz de Vasconcelos, passaram a deter até 7% das ações da Hortifruti.
(Fonte: Globo.com-G1 - 28.08.2015)


Natural da Terra
          O paranaense Florisvaldo Ruiz, nascido em 1963, começou a trabalhar aos 12 anos em uma banca de legumes e verduras no bairro de São Mateus, na zona leste da capital paulista. Lá, se tornou feirante e logo percebeu que seu talento para negociar com fornecedores superava, em muito, a habilidade de conquistar clientela, literalmente, no grito. Acabou deixando essa parte para seus funcionários e se dedicou a fazer transações nos bastidores.
          Em 2001, aos 38 anos, Ruiz administrava 12 bancas próprias, que circulavam em 60 pontos em feiras da capital paulista. A expansão não parou por aí. Ao enxergar o potencial do mercado de produtos hortifrutigranjeiros, Ruiz propôs (em 2001) a outros três colegas da feira - Edir Scotini, José Luiz de Vasconcelos e Walter Cândido de Vasconcelos - a unificação dos negócios. Ele teria começado a perceber que o auge das feiras de rua estaria ficando para trás.
          Surgiu então a rede Natural da Terra. Além de deixar de trabalhar nas ruas, Ruiz - dono de 40% do capital da empresa e seus sócios, cada um com 20% - resolveram sofisticar o negócio. O público-alvo passou a ser as classes A e B, que aceitam pagar mais por produtos de qualidade, garantindo à empresa uma rentabilidade maior. As lojas possuem sistema de som ambiente e decoração moderna - bem diferente das tábuas apoiadas em cavaletes das feiras livres.
          Ruiz continuou reproduzindo, diariamente, a rotina desenvolvida desde o tempo de feirante: negociar, olho no olho, com fornecedores da Ceagesp. Esse seria o diferencial da rede.
          Em fins de agosto de 2015, quando tinha então 8 lojas na cidade de São Paulo, a Natural da Terra é comprada pela concorrente Hortifruti, que possuía 32 lojas. Pelo acordo, dois acionistas da empresa da Natural da Terra, Florisvaldo Ruiz e José Luiz de Vasconcelos, passaram a deter até 7% das ações da Hortifruti.
          Pelo menos a loja da "compradora" Hortifruti da Rua Manoel da Nóbrega em São Paulo,  recebeu o nome da "comprada" Natural da Terra, cuja substituição de letreiros aconteceu em fevereiro de 2018. Muito provavelmente, essa mudança já foi resultado da consolidação das bandeiras nos estados onde são mais fortes.
(Fonte: revista IstoÉDinheiro - 10.10.2014 / Globo.com-G1 - 28.08.2015)

Nenhum comentário: