Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cerveja Everbrew

          Um vitorioso time de futebol, onde jogou Pelé. O maior porto da América Latina. Esses são alguns dos  motivos que fazem Santos ser reconhecida em todo planeta. O que muitos não sabem é que um novo produto fabricado na Cidade vem ganhando o mundo: a cerveja. As marcas locais, que conquistaram o coração dos santistas, já estão sendo exportadas para diversos países da Europa e até para a China.
          Atualmente, o Município conta com cinco cervejarias e uma produção que ultrapassa os 70 mil litros/mês. A Prefeitura lançou a Rota da Cerveja Artesanal de Santos, que permite aos participantes conhecer todas as empresas locais e degustar algumas criações.
          Com grande potencial de crescimento, as cervejarias santistas são recentes. Com produtos de qualidade, elas vêm ganhando cada vez mais espaço na preferência do consumidor. Mas, a relação de Santos com a cerveja é antiga, sendo o Porto o grande responsável, por receber grande parte das cervejas que vinham importadas para o país, desde a chegada da família real portuguesa, em 1808.
          Antes de seguirem para outras regiões, matavam a vontade de muitos santistas, que logo viraram fãs da novidade. De lá pra cá, virou a bebida mais consumida no país e, nos últimos anos, Santos vem resgatando esta história com suas novas fábricas artesanais.
          Agora, o Porto de Santos se torna também porta de saída da bebida brasileira e, porque não dizer, santista. E nada melhor do que começar a apresentação das cervejarias com uma que, em seu nome, homenageia o Porto e seus trabalhadores.
          Com exportações para a China e para países europeus como Holanda e Itália, a Cervejaria Everbrew (Mercado Municipal - Praça Iguatemy Martins - Vila Nova) é um dos destaques da Cidade quando se fala em cerveja. A empresa foi fundada em 2016, é multipremiada e hoje já contabiliza mais de 200 lançamentos.
          Comandada pelos sócios Renê dos Santos e Célio Ongaro Jr, a cervejaria produz hoje 35 mil litros por mês dentre os diversos rótulos da marca. Célio conta que tudo começou de maneira artesanal, como um hobby dos amigos. “Mas sempre que o Renê levava a cerveja para as pessoas experimentarem, elas gostavam e queriam mais das novas criações. Depois disso, passamos a investir cada vez mais na ideia”.
          No primeiro momento, a empresa ainda tinha produção cigana, que ocorria principalmente em Botucatu (produzida em um pátio fabril alugado, que já tem todas as autorizações e equipamentos necessários). Em 2016, a cerveja foi lançada em Santos e, no ano seguinte, começou a ser distribuída em todo Brasil. Seus dois primeiros rótulos foram a EverIPA (American IPA) e a EverBlack (India Black Ale).
          A cervejaria Everbrew fez uma incursão aos Estados Unidos no inverno de 2018/2019 no Hemisfério Norte, para produzir três cervejas colaborativas com a cervejaria norte-americana Sand City, uma delas também com a participação da Evil Twin. Os rótulos serão comercializados primeiro nos Estados Unidos e depois reproduzidos no Brasil. Entre Everbrew e Sand City serão duas cervejas, uma Double IPA e uma Gose com adição de jabuticaba. Já com Sand City e Evil Twin, a cervejaria santista está produzindo uma Imperial Stout.
          Em 2018, foi inaugurado o Pub da marca no canal 4 (em frente à Praça Palmares), que funciona com 14 torneiras de chope, além de oferecer drinks e um cardápio de comidas. O grande salto foi dado em 2021, quando a empresa começou a instalar sua fábrica no Mercado Municipal de Santos, com tecnologia e equipamentos modernos, sendo um marco na indústria cervejeira santista. A empresa passou a fabricar no local em 2022, contando atualmente com nove funcionários diretos e movimentando outros 40 indiretamente.
          Renê explica que sempre confiaram no processo de revitalização do Centro e agora colhem os frutos do investimento. “A marca foi ficando conhecida, hoje é uma referência no Brasil de IPA, tendo quatro das cinco primeiras colocadas no ranking nacional. Esperamos agora a revitalização do Mercado Municipal, quando poderemos expandir ainda mais a experiência para o consumidor".
          A cervejaria já conta com um portfólio de vários estilos e tem sua produção na cervejaria Dádiva, em Várzea Paulista (SP).
(Fonte: revistabeerart-Notícias RSS - 23.06.2018)

Nenhum comentário: