Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Ypê

          A marca de produtos de higiene e limpeza Ypê foi criada por volta de 1950, em Amparo, interior de São Paulo. A Química Amparo, dona da marca Ypê, é dona também de marcas como Atool, Assolan, Tixan e Perfex.
          Em dezembro de 2019, a empresa anuncia a intenção de construir fábrica em Itapissuma, a 35 quilômetros do Recife. O investimento seria de aproximadamente R$ 300 milhões que inclui um centro de distribuição anexo à fábrica.
          Considerando dezembro de 2019, a empresa tem cinco fábricas e 6400 empregados.
          Na ampla linha de produtos de higiene e limpeza da empresa, do sabão em barra, primeiro item fabricado, às diferentes versões de detergentes líquidos, o desenvolvimento de um novo produto costumava levar meses. Aí surgiu uma pandemia (março de 2020) e um dos principais itens para se proteger do coronavírus, o álcool em gel, sumiu das prateleiras. A Ypê, líder de vendas de detergentes para lavar louças no país, não fabricava esse tipo de desinfetante, mas estava decidida a participar do esforço no combate à doença. O modo emergência foi ligado. “Reuni todas as áreas importantes para o desenvolvimento e a entrega do produto, desde os profissionais de pesquisa até os gestores de planejamento e distribuição”, diz Waldir Beira Júnior, presidente da empresa.
          Passadas 72 horas da primeira reunião, o lote inicial de álcool em gel era distribuído para hospitais da região. O passo seguinte seria distribuir os frascos de álcool em gel, como doação a unidades de saúde do estado de São Paulo. Para encontrar uma formulação que não dependesse de uma matéria-prima em falta no mercado, os pesquisadores da empresa pediram amostras de produtos semelhantes para as multinacionais Basf e Clariant, com as quais já tinha contato. O segundo passo foi fazer testes com as substâncias, no laboratório da Ypê, até chegar à fórmula ideal. Também era preciso a aprovação da Agência de Vigilância Sanitária para o novo produto.
           A Basf e a Clariant doaram a matéria-prima, numa força-tarefa para que fosse possível fabricar rapidamente, e com menos custos, o produto.
          A empresa está sob comando da segunda geração da família fundadora da Ypê. A presidência é ocupada pelo executivo Waldir Beira Júnior.
(Fonte: Valor - 20.12.2019 / revista Exame 09.04.2020 - partes)

Nenhum comentário: